Metodologia SociÁgil – Plano de Acompanhamento Familiar - PAF
Metodologia SociÁgil – Plano de Acompanhamento Familiar - PAF
A metodologia Sociágil - PAF, objetiva capacitar e instrumentalizar as equipes para a gestão do trabalho com famílias e execução do plano de acompanhamento familiar. O nosso método para registro, diagnóstico, análise, monitoramento das famílias atendidas no SUAS, acontece por meio do software SociÁgil.
Nosso sistema existe há 09 anos e já estamos em 05 Estados do Brasil. O sistema permite a gestão da política de assistência social no âmbito municipal, desde atualizações cadastrais, relatórios de gestão, gestão financeira, vigilância socioassistencial e nosso grande diferencial: o Plano de Acompanhamento Familiar.
O Plano de Acompanhamento Familiar é um instrumento fundamental na atenção às famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, atendidas nos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos - PAEFI.
No entanto, não é possível acompanhar e avaliar as famílias referenciadas nos serviços sem uma proposta de metodologia e instrumentais para subsidiar o atendimento e acompanhamento familiar, que considerem a família em sua totalidade, reconhecendo o indivíduo como parte desse grupo, e não isoladamente, e isso nossa metodologia faz com muita qualidade e resultados.
Construímos a metodologia entendendo o acompanhamento como um conjunto de intervenções, desenvolvidas de forma continuada, a partir do estabelecimento de compromissos entre famílias e profissionais, que pressupõem a construção de um Plano de Acompanhamento Familiar com objetivos a serem alcançados, a realização de mediações periódicas, a inserção em ações do PAIF, ou no PAEFI, buscando a superação gradativa das vulnerabilidades e situações de riscos vivenciadas.
Nossa metodologia é baseada nas orientações técnicas e nas resoluções do SUAS e tem como base um instrumental de planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas com as famílias.
Orientamos que o plano seja construído no momento que o profissional observar, por meio da análise técnica, os riscos e vulnerabilidades decorrentes das situações expostas pelos membros da família, que requeiram intervenções de curto, médio e longo prazo.
No Plano de acompanhamento consta também o Plano de Metas e instrumental de acompanhamento e avaliação e será construído conjuntamente entre ela e o técnico de referência.
Etapas da capacitação para implantação da metodologia SociÁgil – PAF:
Módulo I - A gestão do trabalho técnico com família
Marco zero: Acompanhamento do trabalho executado nos serviços PAIF;
Percursos:
- Diagnóstico das demandas das famílias;
- Execução do Plano de acompanhamento Familiar SociÁgil;
- Monitoramento e indicadores de avaliação
Módulo II - Monitoramento do trabalho técnico com famílias
Análise dos três percursos: nosso sistema oferece um Dashboard de indicadores que facilitam análise dos processos e clareza na tomada de decisão acerca dos procedimentos necessários para o trabalho com as famílias.
Carga horária total: 20 horas.